GINOCIPEDIA-logotipo

Ginecologia e Obstetrícia

A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia apresenta especificidades singulares dentro do grande campo que é a Medicina. Caracteriza-se pela constante preocupação com a Saúde da Mulher e pelo seu carácter longitudinal, sendo especialidade de referência em todas as fases da vida da mulher.

Na infância e adolescência, adquire importância pelo papel de educação para a saúde, orientação dos quadros de puberdade precoce, atraso pubertário, hemorragias uterinas anormais da puberdade, tratamento de infecções vaginais entre outros.

hand-eco

Na fase reprodutiva da vida da mulher, é essencial na escolha do método contraceptivo adequado conferindo à mulher/ casal a liberdade de eleger o momento para uma gravidez; desempenha ainda papel na prevenção e detecção de lesões pré-neoplásicas/ neoplásicas do colo do útero (pela realização de rastreio), detecção de lesões da mama, orientação de diversos quadros clínicos como por exemplo: quistos/ nódulos da mama, corrimentos mamilares, hemorragias uterinas anormais, miomas (leiomiomas) uterinos, quistos do ovário, massas anexiais, infecções pélvicas e vaginais, endometriose e infertilidade.

Esta especialidade desempenha ainda papel fundamental na correcta programação da gravidez, realizando a avaliação e instituindo as medidas pré-concepcionais apropriadas; mantendo a vigilância clínica, analítica e ecográfica adequadas durante a gestação e nos momentos correctos; estabelecer as medidas preventivas e terapêuticas necessárias durante a gravidez com reavaliação permanente do risco subjacente à mesma; orientação do trabalho de parto e resolução de eventuais aspectos patológicos do puerpério.

Na transição para a menopausa é fundamental na resolução de hemorragias disfuncionais, prescrição de eventual terapêutica hormonal de substituição, prevenção e terapêutica da osteoporose, rastreio do cancro da mama, tratamento da incontinência urinária entre outras.

Estes parágrafos ilustram o vasto espectro de situações que se enquadram nos limites desta especialidade, englobando alterações fisiológicas e patológicas que excedem largamente as fronteiras dos exemplos referidos.