A Cirurgia Pediátrica é uma especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças que necessitam de correcção cirúrgica em qualquer das várias fases do desenvolvimento da criança, desde o nascimento até ao início da idade adulta, actualmente estabelecido até aos 18 anos de idade.
O cirurgião pediatra obtém na sua formação conhecimentos sobre a anatomofisiologia e o desenvolvimento da criança, sobre a fisiopatologia das doenças específicas desta faixa etária, bem como sobre as técnicas que são utilizadas na sua correção. A longa esperança de vida característica destes utentes acresce a responsabilidade do cirurgião pediatra que, em geral, adota opções cirúrgicas reconstrutivas, visando a correção de anomalia de desenvolvimento, e evita opções cirúrgicas mutilantes ou geradoras de sequelas a longo prazo.
A atividade do cirurgião pediatra é muito abrangente e diversificada, iniciando-se no período neonatal (tratamento de malformações congénitas) e continuando-se na infância e na adolescência. Nesta incluem-se a cirurgia oncológica, a cirurgia torácica, a cirurgia digestiva, a cirurgia plástica e a cirurgia urológica.
Tal como em outras áreas da medicina, a Cirurgia Pediátrica tem acompanhado a evolução tecnológica e, algumas das cirurgias anteriormente realizadas por técnicas convencionais, podem agora realizar-se por técnicas minimamente invasivas (videolaparoscopia).
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CIRURGIA PEDIÁTRICA
- Cirurgia do recém-nascido
- Cirurgia da cabeça e do pescoço (patologia da tiróide, quistos do canal tireoglosso, quistos epidermóides, quistos e fendas branquiais)
- Cirurgia plástica pediátrica (orelhas em abano, fenda labiopalatina, sequelas de queimadura)
- Cirurgia da parede torácica e do pulmão (ginecomastia pubertária, pectus excavatum ou carinatum, malformações pulmonares)
- Cirurgia do aparelho digestivo (refluxo gastroesofágico, doença de Hirschsprung, duplicação intestinal, divertículo de Meckel) e hepatobiliar (litíase vesicular, quisto do colédoco)
- Cirurgia da parede abdominal (hérnia inguinal, crural, umbilical e da linha branca, hidrocelo)
- Urologia pediátrica (testículo mal descido, fimose, hipospádias) e ginecologia pediátrica (hipertrofia de pequenos lábios, quistos anexiais)
- Cirurgia da pele, tecidos moles e fâneras (nevus melanocítico, quistos sebáceos, lipomas, sinus pilonidalis sacrococcígeo, unhas encravadas)
- Oncologia pediátrica
- Patologia de urgência (apendicite aguda, invaginação intestinal, estenose hipertrófica do piloro, torção de ovário ou de testículo, traumatologia)

ÁREAS DE PARTICULAR INTERESSE
- Cirurgia da cabeça e pescoço
- Cirurgia plástica pediátrica
- Cirurgia digestiva e da parede abdominal
- Urologia pediátrica
- Cirurgia de doenças da pele e fâneras